Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012



1. O que é o Formol?
Na verdade a substância se chama formaldeído, ele é um aldeído muito usado como bactericida, fungicida e viruscida, ou seja, ele mata todos esses germes! Tem cheiro forte e característico é cáustico para a pele. Ele é utilizado para esterilização de artigos críticos de laboratório e ambiente hospitalar. Também é utilizado como conservante na indústria cosmética e em outras indústrias (madeireiras principalmente).
2. Quais as desvantagens do Formaldeído na Indústria Cosmética?
Possui alta toxicidade, deixa resíduos tóxicos em equipamentos (cubetas, pincéis e pentes), se sua concentração for maior que 1ppm por 30 minutospode provocar dermatite, asma, bronquite, pneumonite e irritação das mucosas. É considerado cancerígeno pelo Nathional Institute of Occupational Safety Health (NIOSH).

3. Quais os efeitos da exposição ao formaldeído a longo prazo no ambiente de trabalho?
Existem poucos estudos a respeito, mas alguns
estudos iniciais informam que podem causar alterações psicológicas, ou seja, ao inalar e manusear esse tipo de substância depois de vários anos é apresentado um dano ao sistema nervoso. Outros estudiosos informam que profissionais da área da saúde extão mais expostos a doenças cancerígenas devido a exposição ao formaldeído e ao glutaraldeído (tem empresas que trocam o formol pelo "glutaral").

4. Agora a pergunta que não quer calar: Já que no Brasil poucas empresas respeitam a lei e utilizam o formol a 0,2% nos produtos cosméticos, apenas como conservantes, por que a Anvisa não proíbe logo a utilização? Se proibir a utilização desse tipo de conservante não vai ter como as empresas dizerem em suas notas publicitárias que foi um "erro" na produção e já foi providenciado a correção (lembrei dos testes do INMETRO no quadro do Fantástico).

5. Outro blog que fala sobre o uso do formol em salões:
Espaço Della -
http://espacodella.blogspot.com/2010/10/escovas-progressivas-com-formol.html


1

1 comentários:

  1. Penso que a mulharada é que tem que se concientizar e dizer não ao formol! Basta a escova progressiva pois todas tem formol.
    Valeu o post, muito concientizador.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Subscribe