Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013



A Calliandra Bijuterias e Acessórios tem sua página aqui no facebook e 

publicou 

mais de 500 peças entre colares, brincos, gargantilhas em pedras, murano e 

muito mais.

São bijuterias montadas artesanalmente pela administradora de empresas

 Silvia Guedes. " Procuro montar bijuterias com muito cuidado, bom gosto, de 

forma harmônica e que traga beleza e alegria para quem usa" 


Confira o catálogo on l
ine

Foto: Código: M39 - Murano. Foto: Código CS36.
Foto: Código AMC - 04 Foto
Foto Foto: Código R20 - Afro-Resina e casca de coco.
Foto: Código R15 - Gargantilha com peças de resinas decoradas. Foto: Código: M33.

Foto: Código R17 - Colar com peças de resinas florais. Foto: Código - MA 04 - Madrepérola.
Foto: Código CS34. Foto: Código PC39 - Turquesa peruana.
Foto: Código CD 32- Trança de Missangas Salmão salpicadas de missangas brancas e âmbar. Foto: Cerâmica é feita de argila, de barro.

A cerâmica é uma das mais antigas atividades que a civilização criou. Não se sabe ao certo quando foi utilizado pela primeira vez o material argiloso, sabe-se que desde o domínio do fogo o homem deixou vestígios de utensílios de cerâmica. 
Há milhares de anos já se faziam objetos de argila. A Cerâmica é uma atividade  que  se mantém inalterável, até hoje. Seus principais fundamentos são: obter a argila - processar - moldar - secar – queimar. Cerâmica é a denominação comum a todos os artigos ou objetos produzidos com argila e queimados/assados ao fogo. 
A transformação do barro em cerâmica acontece durante a queima. Quando a argila é queimada e torna-se firme, em sua primeira queima obtêm-se o chamado biscoito, que apesar de não mais voltar ao estado plástico ainda possui características frágeis, pois se cair no chão ou levar uma pancada mais forte quebra-se em muitos pedaços. 
A argila existe em toda superfície terrestre. Alguns tipos são encontrados a céu aberto e outros em minas subterrâneas ou jazidas. Dos muitos tipos de argilas existentes são produzidas as massas cerâmicas que são utilizadas na fabricação de utensílios cerâmicos como telhas, tijolos, manilhas, pisos, etc; que é a chamada cerâmica estrutural. As massas de adobe - taipas de sopapo e de pilão são empregadas cruas na construção de moradias. Tem-se a chamada louça branca usada em peças sanitárias, azulejos, pisos de alto impacto, refratários, isoladores elétricos, condutores elétricos, etc. E as massas cerâmicas para as chamadas cerâmicas artísticas. 
Principais características da Argila – Plasticidade (moldável), Impermeabilidade e Resistência ao calor e à corrosão após a queima. A argila tem propriedade de emitir sons após a cozedura. 
TIPOS DE ARGILA
1. Argila natural: É uma argila que foi extraída e limpa, e que pode ser utilizada em seu estado natural, sem a necessidade de adicionar outras substâncias – exemplo de utilização: construção de moradias – as taipas de sopapo e de pilão.
2. Argila refratária: Argila que adquire este nome em função de sua qualidade de resistência ao calor, bastante utilizadas na produção de placas refratárias que atuam como isolantes e revestimentos para fornos. 
3. Caulim ou argila da china: Argila primária, utilizada na fabricação de massas para porcelanas. É de coloração branca, pouco plástica, deve ser moldada em moldes ou formas, com a mão é impossível. 
4. Argilas de bola (Ball-Clay): São argilas secundárias muito plásticas, de cor azulada ou negra, apresenta alto grau de contração tanto na secagem quanto na queima. Sua grande plasticidade impede que seja trabalhada sozinha, fica pegajosa com a água. É adicionada em massas cerâmicas para proporcionar maior plasticidade e tenacidade à massa. 
5. Argilas para grês: Argila de grão fino, plástica, sedimentária e refratária -  que suporta altas temperaturas. Após a queima sua coloração é variável, vai do vermelho escuro ao rosado e até mesmo acinzentado do claro ao escuro. 
6. Argilas vermelhas: São plásticas, resistem a temperaturas de até 1100°C, porém fundem em uma temperatura maior e podem ser utilizadas com vidrados para grês. Sua coloração é avermelhada escura, quando úmida chegando quase ao marrom, quando biscoitada a coloração se intensifica para o escuro de acordo com seu limite de temperatura de queima. 
7. Bentonite: Argila vulcânica muito plástica se origina das cinzas vulcânicas.  Apresenta uma aparência e tato gorduroso, pode aumentar entre 10 e 15 vezes seu volume ao entrar em contato com a água. Adicionada a argilas para aumentar sua plasticidade. 
8. Argilas expandidas: A argila expandida é produzida em grandes fornos rotativos, utilizando argilas especiais que se expandem a altas temperaturas. Suas principais características são: leveza, resistência, inércia química, estabilidade dimensional, incombustibilidade, além de excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. Foto 

Foto Foto Foto: Código - MA 04 - Madrepérola.

Foto: Código PC44 - Coral esponja vermelho com Jaspe verde. Foto Foto: Código PC 51 - Ágata Negra - couro sintético e corrente.

Foto: Código PC 52 - Ágata Negra, Rodonita e contas de murano - FRENTE E VERSO. Foto: Código PC 53 - Ágata Azul. Foto: Código PC 54 - Ágata Mista e Hematita.
Foto: Código PC 55 - Rodonita e Hematita. Foto: Código - MA 04 - Madrepérola. Foto: Código - MA 03 - Pingente - mosaico de madrepérola com contas de pérolas rústicas verdadeiras.
Foto: Código BC 135 - Resina. Foto: Código BC 133 - Madrepérola. Foto: Código BC 134 - Resina.



Foto


Foto



0

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe